Tendência

terça-feira, 12 de abril de 2011

Mundial FIM - KTM volta com força total!


Esse fim de semana a caravana do enduro mundial seguiu para a cidade Portuguesa de Vale de Cambra, onde aconteceu a terceira e quarta etapas do mundial de enduro FIM.
105 pilotos alinharam para mais essa etapa do mundial.
A grande surpresa, sem dúvida nenhuma, foi a presença do Inglês David Knight, que mesmo sofrendo uma séria lesão no quadril na etapa espanhola e estar sentindo muitas dores no local decidiu correr a etapa Portuguesa.

A prova teve um nível técnico um pouco mais baixo do que a etapa Espanhola, porém, foi muito desgastante e seletiva em virtude do forte calor, do longo percursso (72Km cada volta) e do tipo de terreno. Muita pedra solta, muita poeira e em alguns trechos muitas raízes, além do forte calor de 32º C.



Cada volta era composta por um enduro teste bastante travado com extensão de 5.30Km, um cross teste no melhor estilo rally com extensão de 5.00km e um extreme teste, muito técnico, que ocasionou muitas baixas na etapa Portuguesa, com extensão de 600 metros. Vários pilotos se machucaram no extreme teste, entre eles nomes importantes na disputa pelo título, como Markus Kher(KTM 300cc) e Sebaustian Guilaume (Husq 350cc).
O extreme teste foi acompanhado por um público de mais de 5000 pessoas e foi um show a parte!
Aprova teve aproximadamente 7 horas de duração (cada dia)!!!
Haja braço!!

E1 (até 125cc 2 tempos e até 250cc 4 tempos).
Na classe E1 o dia de Sábado foi marcado pela intensa luta entre Juha Salminem (Husq) e Eeros Remes (KTM).
Juha liderou todo o dia, porém, foi atacado o tempo todo pelo piloto da KTM.
Na terceira colocação, não fosse por um problema elétrico em sua moto, Matti Seistola (Husq) acabou cedendo o ultimo lugar no pódio para Rodrig Thain (HM Honda).
Já no Domingo, a situação se manteve como no Sábado: Intensa batalha entre Juha Salminem e Matti Seistola.
Porém, dessa vez, quem levou a melhor foi o piloto da KTM.
Novamente Rodrig Thain em terceiro lugar.
A surpresa da etapa foi a ótima colocação de Cedric Melotte, fazendo sua estréia no mundial com a equipe GasGas, a bordo de uma GG 250F. 6º e 8º lugar.
Segundo Juha Salminem, a etapa foi muito boa para ele colocar os pés no chão..... Ele percebeu que terá muito trabalho se quiser mais um título mundial em sua extensa coleção.



E2 (Acima de 125cc até 250cc 2 tempos e acima de 250cc até 450cc 4 tempos).
Na classe E2, após o fiasco da KTM na etapa espanhola, quando suas duas motos apresentaram problemas elétricos (KTM 350cc), o time Fairolli estava disposto a fazer de tudo para mostrar que suas motos são confiáveis.
E fizeram.
Tanto no Sábado quanto no Domingo, ninguém teve gás para acompanhar o Francês Jonny Aubert (KTM 350cc).
Ele foi absoluto em ambos os dias, fazendo uma prova perfeita. Não chegou a ser encomodado por ninguém, em nenhum momento.
Já o segundo, terceiro e quarto lugar, a história foi outra.
Durante todo o dia a batalha entre o novato do ano (2010) Pela Renet (Husaberg 450cc), Cristóbal Guerreiro (KTM 350cc) e Antoine Meo (Husq 310cc) foi constante e intensa!
No Sábado, quem levou a melhor foi Pela Renet, faturando o segundo lugar. Em terceiro, Cristóbal Guerrero e a apenas 42 milésimos de segundo, na quarta colocação, Antoine Meo.
Já no Domingo a batalha entre os três foi ainda mais intensa, porém, os resultados se inverteram.
Em segundo lugar, Antoine Meo, em terceiro lugar, Pela Renet e em quarto lugar, Cristóbal Guerrero.
Em quinto lugar em ambos os dias, Ivan Cervantes e sua GasGas 250cc 2 tempos.
O tipo de prova e formato das especiais favoreceu muito os fortes motores 4 tempos..... Cervantes fez o que pode, mas não conseguiu acompanhar os ponteiros.

 


E3 (Acima de 250cc 2 tempos e Acima de 450cc 4 tempos).
IMPRESSIONANTE!!
É o mínimo que podemos dizer a respeito de David Knight.
Mesmo com uma séria lesão sofrida a menos de 1 semana e sofrendo fortes dores na região, o Inglês alinhou sua poderosa KTM 530cc no gride de largada.
Não bastasse o fato de ter disputado a etapa, ganhou o primeiro lugar no Sábado e o Segundo no Domingo.
Sem dúvida a classe E3 reservou aos amantes do off-road um dos mais belos duelos de todos os tempos.
Os pilotos David Knight (KTM 530cc), Mika Ahola (HM HONDA 480CC) e Nambotin (GASGAS 300cc) travaram um duelo memorável durante todo o final de semana.
Durante todo o dia as posições se alternavam. Até a ultima especial do dia, após 10 testes cronometrados e 7 horas e meia de prova, era impossível saber quem seria o primeiro, o segundo e o terceiro colocado!!
No Sábado, primeiro lugar para Knight, segundo para Ahola e terceiro para Nambotin.
No Domingo, primeiro lugar para Ahola, segundo para Knight e terceiro para Nambotin.
Abaixo dos três, Oriol Mena (Husaberg), Marko Tarkalla (Husaberg), e nenhum outro piloto teve gas para chegar perto.....
Caso Knight consigar adiar sua cirurgia, a etapa promete fortes emoções na luta pelo título.... AHOLA X KNIGHT X NAMBOTIN!!
Quem será o campeão??

O campeonato mundial faz uma pequena pausa e retorna nos dias 14 e 15 de Maio, na etapa Italiana de Francavilla de Sicilia.

Quer dar uma volta no cross teste? Vá com Pela Renet e sua HUSABERG 450cc.

http://www.enduro-abc.com/index.php?model=blip_video&action=view_object&object_id=4997662

Veja como foram as etapas de Sábado e Domingo:
http://www.enduro-abc.com/index.php?model=blip_video&action=view_object&object_id=4998495 
http://www.enduro-abc.com/index.php?model=blip_video&action=view_object&object_id=5001585

Por Ricardo Aquino Ferreira de Freitas
FOTOS: BEFURIOUS

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teste Teste Teste Teste

Teste Teste Teste Teste

Teste Teste Teste Teste

Traduzido Por: Mais Template - Designed: Blogger Templates - Curioso Curiosidades