O piloto Jeff “OX” Kargola morreu na sexta-feira, dia 29 de abril. O californiano sofreu um acidente quando disputava o segundo dia do rally Desert Assassins' 2011 Rip to the Tip, na região da Baixa Península do México. “OX” morreu em conquência de lesões na cabeça e hemorragia interna, no hospital Buen Pastor, em San Felipe.
Em novembro de 2009 Kargola já havia sofrido um grave acidente neste tipo de prova, correndo o Baja 1000, também em San Felipe. A suspeita do piloto era que havia atingido uma pedra enquanto acelerava a aproximadamente 80 Km/h. O choque o levou ao chão, esmagando seu estomago contra o guidão, e lançando sua cabeça no solo. Kargola ainda conseguiu se levantar, seguir pilotando, até sentir-se tonto e parar no meio da estrada que o levava de volta a San Felipe. Moradores da região então o encontraram, resultado de um esforço que provavelmente salvou sua vida na ocasião.
“OX” pilotava desde os 9 anos, época em que montava em uma XR 80. Contudo, seu envolvimento com o motocross ficou mais intenso a partir de 1997, sob influência do vizinho e amigo Cameron Steele – um dos pioneiros no movimento do FMX. Por sinal, Steele também foi o responsável por lhe abrir as portas para a entrada na Metal Mulisha. Estreou nos X Games em 2001, conquistando seu melhor resultado em 2005, a medalha de prata no Best Trick dos Winter X. Em 2010, após três anos sem marcar presença nos X Games, retornou para disputar o Speed & Style. Ao total, foram oito participações no evento, somadas edições de verão e inverno. Atualmente vinha se dedicando também ao Lucas Off-Road Series, campeonato de corridas fora de estrada bastante popular nos Estados Unidos, disputado abordo de caminhonetes especialmente preparadas. Mês passado venceu a segunda etapa da temporada 2011, e ocupava a sexta posição no geral.
Natural da cidade de San Clemente, tinha 27 anos, deixou seu legado permanente no freestyle motocross com a criação do Oxecutioner, assim como o sentimento de perda para aqueles que de alguma forma acompanharam sua trajetória.
Infelizmente as coisas acontecem de uma maneira que a gente não quer que aconteça, mas...
( Por Thiago Biage )
Nenhum comentário:
Postar um comentário